Descobrindo Blackheath

Como primeiro post da série Descobrindo Londres, resolvi falar sobre um bairro chamado Blackheath. Antes de vir morar pra cá nunca tinha ouvido falar (como muitos outros bairros), mas depois que cheguei o vi bastante na minha busca intensa por apartamento (que merece um ou mais posts dedicados) pois é próximo do bairro onde eu pretendia morar. Minha única referência a Blackheath é que só era atendido por ônibus e pelo trem em uma estação do mesmo nome.

No entanto o destino quis que eu passasse por lá, resolvendo as coisas do apê e qual foi a minha surpresa ao chegar. Amorzinho a primeira vista. Me encantei com o ambiente e clima do bairro. Um lugar que era para eu passar alguns 30 minutos no máximo, acabou tomando a nossa manhã inteira. E ficou anotado como um dos lugares que pretendo voltar para continuar explorando, já que estarei morando ali “do ladinho”.

Dizem as lendas que o nome do bairro surgiu porque alí foram enterradas muitas vítimas da peste negra lá no século XIV, por mais interessante que seja, não deixe esse mito te enganar. A origem é na verdade por conta da cor do solo da região que era mais escura que o normal.

O que me encantou imediatamente quando saí da estação de trem? Um bairro com cara de cidade de interior. Algumas ladeiras com vários  comércios locais, floriculturas, cafeterias, livrarias, lojas. Algumas poucas lojas de grandes redes de comércio. Blackheath parece um centro de  negócios locais para pessoas locais e isso me chamou muito a atenção. Nada contra as grandes redes de comida, comércio e etc, mas é legal ver umas coisinhas diferentes.

img_9317Andando por uma ladeira chegamos em um grande campo, que ficamos sabendo ser chamado como Heath, onde há um pouco de tudo, uma Igreja de todos os Santos, construída em 1857 e na frente dela é o local preferido para praticar esportes na grama, desde empinar pipa a diversos jogos de futebol acontecendo ao mesmo tempo.

O Heath se junta com o Parque de Greenwich formando uma imensa área verde no meio da capital.

Um pouco sobre a história do bairro, acreditam que a região começou a se desenvolver por volta do século XI e por ser uma grande campo elevado em relação a City of London (entrarei em detalhes em algum momento para explicar pq só um pedaço da cidade tem esse nome, quando a cidade inteira deveria ser London), foi visto como ponto estratégico tanto para defesa quanto para ataque da cidade. Era o local perfeito para exércitos se reunirem para invadir a cidade, além de ter hospedado uma série de encontros reais, festividades religiosas, feiras, acampamentos militares e de rebeldes.

Hoje é o ponto de início da maratona de Londres e de uma das maiores queimas de fogos da cidade em início de novembro.  img_9321Ande pelas ruas sem preocupação, escolha um restaurante ou café gostoso e veja as pessoas passarem. Minha recomendação de um lugar gostoso: Boulangerie Jade

Onde eu comi essa deliciosa torta de maçã. É um café bem bonitinho com deliciosas tortas, pães, baguetes, croissants e tudo mais ao que você tem direito da padaria/confeitaria francesa.

Como chegar lá?

Para chegar em Blackheath Village, como também é conhecido o bairro, o jeito mais fácil é pegar um trem (Railway) a partir da estação London Bridge (Jubilee & Northern Lines). Você pode utilizar o Oyster, só preste atenção pois a estação fica na Zona 3.

Aproveite para visitar o Heath e ver as pessoas praticando esportes, fazendo picnics e tomar um solzinho (se estiver sol). Se estiver na cidade e tiver um tempinho extra, não deixe de dar uma passadinha por lá. Se for domingo de manhã, então, aproveite e passe pelo Farmer’s Market perto da estação.

E é isso!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s