Abrindo uma conta corrente no banco em Londres

No Brasil, você tem 10 mil contas em 10 mil bancos, usa internet (e app) banking o tempo inteiro. Óbvio que você vai chegar no exterior tudo será absolutamente igual não é mesmo?! CLAROOOOO que não… E é isso que eu vim contar pra vocês.

O primeiro choque de realidade que ninguém te conta é que quando você vai abrir uma conta em banco na Inglaterra e não é europeu, você cai num loop burocrático. Existem vários destes por aqui e pretendo ir contando aos poucos. Explico:

Você acabou de chegar no país e para receber seu primeiro salário, transferir seu dinheiro do Brasil (etc etc) você precisa abrir uma conta no banco. Mas para abrir uma conta, você precisa de um comprovante de residência que você não tem porque acabou de chegar.  E você pode ficar nesse ciclo sem fim por dias, ir em vários bancos até algum fazer o favor de te aceitar mesmo assim.

Dica que tive da Bia (minha amiga) que me salvou muito tempo, se você está indo a trabalho, como foi meu caso, antes de sair do Brasil peça pra empresa fazer uma cartinha com o seguinte: o fulano, portador do passaporte número AAAAA, funcionário desde XXXX, no cargo e salário tal, mora provisoriamente no endereço YYYY. Foi o que facilitou minha vida. Acho que isso funciona também se você acabou de arranjar um emprego por aqui.

Aqui não basta você ir em uma agência, esperar um pouco as vezes muito e então ser atendido. Você precisa marcar um horário com antecedência, juntar seus documentos (passaporte e comprovante de residência) e e ir la agencia escolhida no horário marcado. Você já entra é prontamente atendido pelo gerente. Entendi porque marcam horário, porque você vai ficar um tempinho alí olhando pra cara do gerente.

Ficamos umas 2h para abrir uma conta conjunta. Fomos fazer o cadastro no internet banking. São tantas senhas e perguntas de segurança que você fica tonto, pro phone banking, pro internet banking, pro mobile app, pro token de segurança e nenhuma delas podem ser iguais. Me diz PRA QUE você precisa de senha pra acessar o token?? Se o próprio token já é uma senha. E nem comecem a falar sobre token. Tem o código do token pra

device-new
Isso é de verdade

entrar na conta e o código do token pra pagar uma conta ou fazer uma transferência…rs Isso porque não quis o token fisico, que parece uma calculadora de brinquedo.

Dica: não é seguro mas no primeiro momento, anote as diferentes senhas. Depois que decorar, você rasga, molha e etc. Não faça que nem eu que bloqueei minha conta sem nem ter saído da agencia. Aí tive que ligar no phone banking, errei a senha também e demorei uns 10 minutos pra desbloquear.

Para entender a complexidade, vamos supor que você vai fazer uma transferência pelo internet banking no seu computador. Você precisa:

  • Colocar os dados da sua conta/login etc.
  • Responder sua pergunta de segurança
  • Colocar a senha pra liberar o token
  • Colocar o número do token no internet banking
  • Depois que foi pra área de transferência, preencher todos os dados.
  • Pegar seu aplicativo e incluir os dígitos-chave da transferência e a senha do token
  • Inserir o código do token no internet banking e…

Ufaaaa… Tá vendo porque bloqueei minha conta 3 vezes na primeira semana?!

Ah dica 2: tenha um bom controle de tudo que você gasta para não ter surpresas, pois seu saldo não é atualizado imediatamente. Se você fizer compras no fim de semana, o banco só atualiza seu saldo segunda ou terça. Como assim gente?!

Saudades do internet/mobile banking tupiniquim. Em comparação, o Brasil está bem avançado em alguns pontos e o sistema bancário é um deles.

Estou brincando, claro, mas não exagerando. Considerando tudo, até que o sistema funciona bem, não posso reclamar. Os cartões chegaram super rápido e o atendimento sempre foi bom. Mas achei que pudesse ser interessante contar sobre mais essa burocracia. Depois disso foi só alegria, já tinha onde receber os frutos do trabalho e enviar o que faltava de $$ para pagar o bendito aluguel.

Essa foi minha experiência no HSBC, talvez em outros bancos a experiência seja diferente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s