Viaje na Janela

IELTS for UKVI – O que é e como foi

Anúncios

Um dos requisitos exigidos para tirar o visto de trabalho para o Reino Unido é a necessidade de fazer uma prova para a comprovação do seu nível de inglês. Atualmente (2016) é necessário passar em um CEFR (Common European Framework of Reference for Languages) com nível B1 em writing, speaking, reading e listening para obter a pontuação necessária no quesito idioma. Abaixo uma tabela de referência do que esse nível significa para as provas oferecidas por Cambridge.

O site do governo oferece uma relação de provas aprovadas e centros de testes em todos os países para a aplicação para o visto. Vocês conseguem acessar aqui.  Aqui no Brasil, esta prova é o IELTS for UKVI – General Training oferecido pelo British Council com a necessidade de obter o mínimo de 4. Por causa de alguns contratempos e da urgência, tive que fazer a prova no Rio de Janeiro. Mas ela também é oferecida em São Paulo e em Brasília. Muita atenção nesta hora! Apesar de haver dois tipos principais de IELTS, o general training e o academic, para o visto de trabalho do Reino Unido (tier 2) é obrigatório que você faça o IELTS for UKVI (ênfase para o UKVI) e não apenas um IELTS comum.  Por quê? Pois apenas este tem todos os requisitos de segurança necessários  aprovados para a obtenção do visto para o Reino Unido.

Como é a prova?

O IELTS for UKVI não é diferente do IELTS General training padrão, em termos de estrutura e conteúdo. A prova é composta pela sessão do Speaking, e depois pelo Listening, Reading e Writing todas de uma única vez. A única diferença é que a há alguns recursos tecnológicos extras para garantir que não tenha fraude de nenhum tipo. Por exemplo, todas as suas provas são filmadas e você cadastra seus dados biométricos e na hora de fazer a prova tira fotos e confirma com o dedo a sua identidade. Com relação a documentação, você só pode levar o RG ou o passaporte. Não há outra opção. CNH, Carteira de trabalho, Carteira profissional e etc, não são autorizados.

Já havia feito algumas provas de certificação de inglês ao longo da vida( PET, FCE, TOEFL e Michigan), então achei o IELTS bem similar o que diferencia é a estrutura de conteúdo e formatação da prova. Com relação ao conteúdo, achei a prova bem estruturada e o conteúdo disponível online ajuda muito a treinar e saber o que esperar de cada parte. Ainda não tenho meu resultado em mãos, mas acredito que fui bem. (Depois volto para contar). Então se você já sabe inglês, a única preocupação que eu teria é com entender bem cada etapa e administrar o tempo. Quais são os formatos dos exercícios, exigências e temas abordados com frequência. Minha irmã tem um post que explica direitinho a estrutura da prova e ainda dá algumas dicas. Confira aqui no blog dela

A prova de speaking pode ser realizada em até 1 semana antes ou depois da prova escrita. Mas por ser de fora do estado, entrei em contato com o British Council, expliquei a minha situação e eles disseram que iriam tentar marcar as duas etapas no mesmo dia. Não é certo que consigam, mas para minha sorte, deu certo! Fiz o speaking as 8 da manhã, e a escrita as 13h. Entre uma prova e outra aproveitei para dar uma passeadinha pelo Rio, no que parece ter sido minha última visita à cidade dentro de um bom tempo.

A parte de speaking foi bem tranquila, apesar da ansiedade. Cheguei no local de prova faltando 40 minutos para o horário marcado. (Já me antecipando à pontualidade britânica…) A examinadora foi uma senhora bem simpática e tranquila. A etapa escrita também foi ok, estava um pouco ansiosa no listening dei uma viajada durante o diálogo (Não façam isso!!!). A etapa que terminei bem em cima do tempo foi a de writing. Recomendo prestar muita atenção no tempo e começar pela task 2 que vale mais pontos, porque o tempo é bem justo. Acabei de escrever e só deu tempo de dar uma revisada e já acabou. A não ser que você seja o ninja da escrita, não dá tempo de passar a limpo, então já escreva na folha de respostas.

Meu resultado saiu, tirei 8 (C1), um ótimo resultado na minha opinião. E mais do que o suficiente para receber os pontos que precisava pro visto. Etapa concluída, vamos partir pra próxima!

Anúncios

Anúncios