IELTS for UKVI – O que é e como foi

Um dos requisitos exigidos para tirar o visto de trabalho para o Reino Unido é a necessidade de fazer uma prova para a comprovação do seu nível de inglês. Atualmente (2016) é necessário passar em um CEFR (Common European Framework of Reference for Languages) com nível B1 em writing, speaking, reading e listening para obter a pontuação necessária no quesito idioma. Abaixo uma tabela de referência do que esse nível significa para as provas oferecidas por Cambridge.

cefr

O site do governo oferece uma relação de provas aprovadas e centros de testes em todos os países para a aplicação para o visto. Vocês conseguem acessar aqui.  Aqui no Brasil, esta prova é o IELTS for UKVI – General Training oferecido pelo British Council com a necessidade de obter o mínimo de 4. Por causa de alguns contratempos e da urgência, tive que fazer a prova no Rio de Janeiro. Mas ela também é oferecida em São Paulo e em Brasília. Muita atenção nesta hora! Apesar de haver dois tipos principais de IELTS, o general training e o academic, para o visto de trabalho do Reino Unido (tier 2) é obrigatório que você faça o IELTS for UKVI (ênfase para o UKVI) e não apenas um IELTS comum.  Por quê? Pois apenas este tem todos os requisitos de segurança necessários  aprovados para a obtenção do visto para o Reino Unido.

Como é a prova?

O IELTS for UKVI não é diferente do IELTS General training padrão, em termos de estrutura e conteúdo. A prova é composta pela sessão do Speaking, e depois pelo Listening, Reading e Writing todas de uma única vez. A única diferença é que a há alguns recursos tecnológicos extras para garantir que não tenha fraude de nenhum tipo. Por exemplo, todas as suas provas são filmadas e você cadastra seus dados biométricos e na hora de fazer a prova tira fotos e confirma com o dedo a sua identidade. Com relação a documentação, você só pode levar o RG ou o passaporte. Não há outra opção. CNH, Carteira de trabalho, Carteira profissional e etc, não são autorizados.

Já havia feito algumas provas de certificação de inglês ao longo da vida( PET, FCE, TOEFL e Michigan), então achei o IELTS bem similar o que diferencia é a estrutura de conteúdo e formatação da prova. Com relação ao conteúdo, achei a prova bem estruturada e o conteúdo disponível online ajuda muito a treinar e saber o que esperar de cada parte. Ainda não tenho meu resultado em mãos, mas acredito que fui bem. (Depois volto para contar). Então se você já sabe inglês, a única preocupação que eu teria é com entender bem cada etapa e administrar o tempo. Quais são os formatos dos exercícios, exigências e temas abordados com frequência. Minha irmã tem um post que explica direitinho a estrutura da prova e ainda dá algumas dicas. Confira aqui no blog dela

A prova de speaking pode ser realizada em até 1 semana antes ou depois da prova escrita. Mas por ser de fora do estado, entrei em contato com o British Council, expliquei a minha situação e eles disseram que iriam tentar marcar as duas etapas no mesmo dia. Não é certo que consigam, mas para minha sorte, deu certo! Fiz o speaking as 8 da manhã, e a escrita as 13h. Entre uma prova e outra aproveitei para dar uma passeadinha pelo Rio, no que parece ter sido minha última visita à cidade dentro de um bom tempo.

A parte de speaking foi bem tranquila, apesar da ansiedade. Cheguei no local de prova faltando 40 minutos para o horário marcado. (Já me antecipando à pontualidade britânica…) A examinadora foi uma senhora bem simpática e tranquila. A etapa escrita também foi ok, estava um pouco ansiosa no listening dei uma viajada durante o diálogo (Não façam isso!!!). A etapa que terminei bem em cima do tempo foi a de writing. Recomendo prestar muita atenção no tempo e começar pela task 2 que vale mais pontos, porque o tempo é bem justo. Acabei de escrever e só deu tempo de dar uma revisada e já acabou. A não ser que você seja o ninja da escrita, não dá tempo de passar a limpo, então já escreva na folha de respostas.

Meu resultado saiu, tirei 8 (C1), um ótimo resultado na minha opinião. E mais do que o suficiente para receber os pontos que precisava pro visto. Etapa concluída, vamos partir pra próxima!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s