Arrumando a Necessaire de forma prática

Alguém acredita que esta foi a necessaire que eu levei para quase 1 mês de viagem pela Europa?

Coloquei minha mão ao lado p/ vocês terem noção do tamanho

Pois é! Parece mentira, mas não é! rs Para ser mais exata, levei esta bolsinha com os utensílios básicos de higiene, uma bolsinha menor ainda com remédios e absorventes para emergências, um lápis, um rimel, uma sombra e uma base. Além das duas coisas que não posso abrir mão: secador e chapinha.
Nós temos a ilusão de que devemos levar tudo que podemos precisar quando vamos viajar. Um potão de shampoo, outro enorme de condicionador, o creme hidratante, entao, deve ser maior ainda! Não, não não! Isso é um impulso que só aprendemos a controlar quando temos que carregar nossas próprias malas por longas distancias, ou a cia. aérea limita o peso total da mala em 20kg. Como vocês podem ver, nesta bolsinha tem tudo que eu iria precisar por 1 mês. Vou detalhar os dois lados para vocês terem uma ideia:

Abra mão do desodorante em aerosol/roll-on por um em creme. O meu ocupou apenas um potinho como este acima, que são um pouco maiores que os convencionais e ainda sobrou. Tomando banho todo dia viu!! rs Para ter uma ideia e não correr o risco de ficar sem, um mês ou dois antes de viajar, coloquei meu desodorante no potinho e usei normalmente para ter uma noção de quanto usaria em um mês. Levei sabonete líquido, bem concentrado, que deu e sobrou também. Sem fazer propaganda, gosto de usar os da Granado porque são cheirosos, fazem bastante espuma e não fica aquela melequeira do sabonete em barra. Quanto ao shampoo, utilizei a mesma premissa do sabonete: bem concentrado, e em recipiente pequeno. Se fosse necessário compraria lá, não foi. Abri mão de levar condicionador. Ao invés dele comprei alguns saches de hidratação profunda instantanea, que usava após lavar a cabeça, pois eles prometem agir de 2-5 mins. E usou, joga a embalagem fora. No momento não tenho nenhum para mostrar, mas em lojas de produtos de beleza existe um monte de tipos e modelos. Deixe em casa  também o vidro grande de perfume, utilize um porta perfume, como o meu. O aparador de pelos, serve para se livrar de qualquer pelinho indesejado, em qualquer parte do corpo. 😉

Esse tipo de necessaire, potinhos e recipientes são facilmente encontrados na região da 25 de março, em São Paulo, ou lojas de 1,99, ou loja de malas e bolsas. Sendo que nestas últimas são sempre mais caras. Algumas necessaires transparentes já vem com vários potes, mas a minha foi montada. Os potes do desodorante, por exemplo, achei em uma loja de artigos de culinária e artesanato.  Tenho um verdadeiro arsenal de potes assim aqui em casa, então só precisei escolher qual combinação levar para a duração da viagem.  Nestas fotos, algumas embalagens estão meio vazias, porque continuo usando a mesma necessaire para não importa qual viagem eu faça. Claro que elas foram todas cheias, no máximo da capacidade de cada recipiente. O pote com maior capacidade tem 100ml, que é a quantidade máxima permitida para ir a bordo do avião, em viagens internacionais. E a necessaire transparente inutiliza a regra de acomodar os utensilios em saco plastico com 20cm x 20cm de até 1L de capacidade para mostrar no balcão de check-in e no raio-x caso seja necessário, e também me ajuda a ter visão do que está na necessaire. Então pude levar todos os meus apetrechos comigo o tempo inteiro. Vale lembrar que objetos cortantes e líquido/creme/gel em recipientes com mais de 100ml, mesmo que estejam vazios, ou na metade são proibidos.

Quem pretende ficar em albergue, saiba que você deve levar sua própria toalha ou alugar – gastar $ desnecessariamente – para tomar banho, e ao invés de levar uma toalha grande, ou mesmo uma de rosto, que precisa estender para secar, optei por uma de alta absorsão muito utilizada por nadadores, exatamente esta que mostro na foto abaixo.

Tamanho: 40cmx60cm

Ela precisa estar úmida para enxugar, portanto deve ser guardada assim no recipiente em que ela é armazenada. Foi muito mais pratico, e todas as pessoas que encontrei nos albergues ficavam maravilhados e frustados por não terem tido a mesma idéia. Principalmente para as pessoas que ficam 1 ou 2 dias em cada lugar, acabou o problema de ter que guardar toalhas molhadas na mala. E uma dica para não passar frio com ela: antes de começar a se secar, molhe a toalha na água morna do chuveiro, tire o excesso de água e se seque. Ela estará morninha! Leve também uma toalhinha minúscula que seque rápido para secar os pés.

E agora, os três melhores amigos dos banheiros públicos/de albergue! Recomendo a todos usar esses três itens, sem exceção.

1-) O primeiro é o álcool gel, higienizador, em pote de viagem, claro. Ótimo para carregar na bolsa o tempo inteiro.

2-) Lenços umidecidos, não precisa ser o íntimo, não!  Pode ser aqueles de bebê mesmo, que são mais baratos, vem em maior quantidade e quase não há o risco de alergia. Você pode usar caso não haja papel higiênico, ou ele tenha um aspecto esquisito. E ele pode até ser usado em outras partes do corpo, caso você precise, ou para limpar a parte branca do tenis, quando este sujar. 😉

3-) E por fim, o protetor de assento sanitário, porque existem horas em que você precisa sentar 😉 Mas não é qualquer um. Tente achar o desta marca que coloquei aqui, Revestic. Ele é de plástico e como o nome diz, você reveste o assento com ele e retira sem sujar as mãos. E ao contrário dos de papel, que você só coloca por cima, e com os quais você pode se molhar/sujar caso haja algum respingo na tampa, com o Revestic, não ha possibilidade nenhuma de você entrar em contato com qualquer tipo de fluído. Um Must-Have, tenho sempre um na bolsa a todo o momento!

A única coisa que precisei comprar na Europa foi um hidratante corporal, mas não porque o meu acabou, e sim porque o meu era muito ralinho e como peguei frio, minha pele não agüentou o tranco na Suíça e rachou inteira. Portanto, se tem a pele muito seca e vai pegar frio, ou compre o hidratante lá, ou leve um bem encorpado. Ou ficara com a pela toda rachada e machucada. Experiência própria…
E gente, vocês não irão em nenhum casamento, portanto, o mínimo de maquiagem, por favor.

A última dica com relação a necessaire é: feche os bicos dos potes que não forem de rosca com um durex/fita crepe/silver tape/whatever. Pois com o sobe e desce do avião, variação de pressão e etc, pode ser que algum deles tente se abrir e vazar, e com isso você perderá parte ou todo seu produto, milimetricamente contado. Além de sujar toda a necessaire e fazer uma grande meleca. E guarde a fita para a volta, ou prenda com band-aid – que deve estar na outra bolsinha de emergências, certo? Como você preferir. Na volta tudo é mais fácil. Claro que cada pessoa tem sua necessidade, e isso que mostrei para vocês foi o suficiente para mim.  Vocês acham que tá faltando alguma coisa?

12 comentários Adicione o seu

  1. Muito boa sua dica! 😉 útil e prática!

    Obrigada!

  2. Ana Paula disse:

    Embarco nesta terça pra minha primeira viagem pela Europa e, depois de pesquisar taaaaanto (pra caber td no orçamento rsrs), tenho q dizer: as dicas deste post foram as melhores ever! Vou correr amanhã pra comprar a toalha e o Revestic!! Muito obrigada!!! =) Bjos!

    Obrigada! Boa viagem!

  3. Gustavo disse:

    Nossa, q mulher organizada!

    hauahaua sou, não sou? C/ certeza a mais organizada da casa!

  4. Alana disse:

    Olá!
    Gostaria de saber a marca desse protetor solar parece uma base também.

    Respondi no seu email. Mas se alguém quiser saber, é um creme facial da Avon, com protetor solar

  5. Pat disse:

    Oi! Desta listagem a única coisa que não levei para o mochilão foi o Revestic mas vi algo parecido em algumas farmácias nos lugares que passei na Europa. Eu senti muita falta de um hidratante poderoso, minha pele ressecou demais. E os cabelos….ah! Acho interessante levar álcool gel (frasco pequeno). Adorei o blog!

    1. Natalia Vargas disse:

      Obrigada! Eu tb acho o álcool gel indispensável! Eu carrego até aqui. Meus cabelos não sentiram tanto, + a pele foi dificil tb… 🙂

  6. Mariana Aguiar disse:

    Sou super prática para viajar, independente da duração da viagem (uma semana ou um mês), viajo sempre com uma mala de bordo… porque nunca me esqueci de uma frase que vi em um aeroporto (acho que o de Londres)… tinha uma imagem de uma grande mala… “se vc pode enché-la, vc pode carregá-la”… adorei as dicas da necessaire, mas ficou uma dúvida, onde compro o revestic? E, tem dica para como arrumar uma mala para o primeiro mochilão na Europa?!

    Nat: O revestic encontra-se em farmácias e lojas q vendem produtos de higiene. E qto a mala, ainda vou fazer um post sobre isso. + a dica é levar peças básicas q possam ser trocadas umas c/ as outras p/ fazer diversas combinações.

  7. Thais disse:

    Nooossa!!
    Eu a-do-rei suas dicas, muito eficiente. Não vou para a Europa… mas viajo sempre para o Litoral Sul de SP e Paraná, sempre levo a mala abarrotada de cosmeticos… rs e olha que fico menos de uma semana. Suas dicas foram muito esclarecedoras pra mim, a partir de agora vou começar a usar.
    Sobre essa necesserie, nas lojinhas de Coreanos tem, aqui em Itapevi SP custa entre 6 e 12 reais, barato pelo custo benefício, sendo que a de $12 contém todos esses francos que voce comprou separadamente, achava muito breguinha… rs… mas no final do ano vou viajar pra Minas e essa será uma boa opção!
    Valeu a dica!!

  8. Amélia disse:

    E o aparador de pelos, não conheço este apetrecho!!!

  9. LUIZ AUGUSTO disse:

    Olá,
    Você é ótima com seus conselhos e dicas.
    Eu sou um viajante permanente (em sonhos rsrs). Já fiz algumas viagens mas ainda tenho muito a aprender. Estou pretendendo ir ainda este primeiro semestre para a Espanha-Portugal (talvez Italia) por um período de um mês. Imagina se tenho dúvidas? Todas.
    A começar com a escolha do meio de transporte. Trem, com passe ou avulso? Carro alugado? Meios locais?
    Continuando com a eterna insegurança dos gastos. Será que vou estourar a boca do balão? Já li o que consigo achar, mas mesmo assim quero falar com quem já foi e principalmente quem, como você, é observadora, realista e prática.
    Obrigado pela sua atenção.
    Luiz

  10. Hellen disse:

    Oi! A-DO-REI essa dica! Já havia visto várias reportagens sobre necessaire, porém a sua foi completa. Sobre a toalha ainda não consegui achar, mas já conhecia. Realmente úitl e prática.
    Parabéns! ! !
    Valeu!

  11. Nossa… você é muito prática! Até agora estou tentando entender como você conseguiu organizar uma necessaire tão pequena!

    http://www.guiaestrada.blogspot.com

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s