Como levar o dinheiro?

Hoje existem diversas maneiras de levar o dinheiro com você na viagem. Moedas em espécie, traveler’s checks, cartão de crédito e o Visa Travel Money.

O dinheiro em espécie é sempre indispensável. Você não pode sair do país sem, pois ele será usado para pequenos gastos diversos, em locais que não aceitam cartões e é mais fácil de ser utilizado. Dica: Distribua o dinheiro nos mais diversos locais, dificultando a ação de batedores de carteira. Outra coisa interessante é você adquirir ou fazer uma ‘money belt’, usada embaixo da roupa para carregar passaportes e valores mais altos.

 Os traveler’s checks não são mais tão usados devido a dificuldade de encontrar locais que os aceitam, sem ter que trocar o valor em casas de câmbio ou bancos. Você perde tempo, e também dinheiro na troca por moeda. Não aconselho muito.  

O VTM tem crescido muito em utilização, principalmente pela facilidade de adquirir e de utilizá-lo no destino. Ele funciona como um cartão pré pago. Não é cobrada nenhuma taxa pela emissão, você carrega a quantidade de euros ou dólares que deseja acordo com a cotação do dia (Mais 2% de IOF). Então, pode utilizá-lo em qualquer estabelecimento filiado à VISA como cartão de débito e não paga mais nada.  Agora, para saque, há uma cobrança de 2,50 euros, independente da quantia sacada. Então, você sabe exatamente quanto vai gastar, ao contrário do cartão de crédito que depende da taxa de câmbio no momento de fechamento da fatura.

Agora, tome muito cuidado com o manuseio desse dinheiro. Já pensou, você economizou, por meses a fio, está todo animado para viajar… Quando chega a hora de comprar as moedas estrangeiras, você fica sem nada?? Isso já aconteceu com um conhecido meu, que pretendia morar por uns tempos na Europa. Ele sacou o dinheiro da sua conta, na agência do banco, e quando saiu, foi abordado por um cara armado que o fez entregar tudo. Ele perdeu mais de R$ 7 mil, nessa brincadeira. Não foi mais viajar, e ficou desolado. Claro que coisas ruins podem acontecer a qualquer um, mas algumas precauções evitariam uma situação semelhante. 

Evite andar com muito dinheiro vivo por aí. Não saque tudo de uma vez em uma agência. Se não tiver outra opção, procure sacar dentro de shoppings ou supermercados, de preferência em locais que possuem estacionamentos próprios, e que você não precise ir para a rua depois.

Contate agências de câmbio. Faça uma pesquisa entre as corretoras de câmbio, muitas delas aceitam o pagamento da moeda estrangeira por meio de transferência bancária, ou depósito em cheque.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s