Pegando o trem

A primeira vez que andei de trem, foi na última viagem do trem que ligava Santos à Samaritá, no litoral de São Paulo. Eu era criança, e o trem parecia um onibus… rs

Clique para ir ao representante oficial no Brasil
Clique para ir ao representante oficial no Brasil

O Eurailpass dá direito a um número de dias viagens, alternados ou contínuos, por um tempo e países determinados.  Para alguns projetos, principalmente se você pretende conhecer muitos países, comprar passes de trem com direito a varias viagens é uma boa escolha. Agora, se você vai ficar apenas em um país, ou não pretende viajar tanto de trem, como era o meu caso. O ideal é comprar trechos avulsos nas companhias de cada país. Clique nos países para ir aos sites:

AlemanhaEspanha , França, Holanda, Itália, Portugal , Reino UnidoSuíça

Para mais de um país

Eurostar,  Thalys, Raileurope

Como só iria viajar dentro da França, fazer o trajeto entre Paris e Tours, talvez com um pulo em Amboise para encontrar uma amiga. Comecei pesquisando pelo site da Raileurope e achei as tarifas um pouco salgadas. Sairia quase R$240 cada trecho. Quando entrei no site da SNCF, vi que além de apresentar algumas tarifas mais baratas, as promoções eram frequentes. Nele você pode ver os horários, as tarifas e ver se o trem é de alta velocidade (+ caro) ou não (+ barato). Eles só disponibilizam os valores a partir de 3 meses antes da viagem, então, passei dias e dias pesquisando. A tarifa era em torno de 40 euros o trajeto, já bem mais barato que o raileurope. Mas teve um dia, entrando lá como era meu hábito de todo dia, apareceu uma super-promoção, 15 euros o trajeto, na segunda classe. A primeira, tava 24 . Ou seja, pagaria 30 euros para ir e voltar. Menos do que uma ida, se tivesse comprado uma semana antes. (Acho que eles queriam que eu parasse de fazer a mesma simulação todo o dia…rs) Claro que me desesperei  e comprei imediatamente. (Ainda bem que falo francês e entendi todo o site e já tinha o cartão liberado para compras internacionais) O melhor?? Você imprime o bilhete em casa, e basta chegar na estação, entrar no trem e apresentá-lo.

Então ficam duas dicas: 

  • Pesquise no site da companhia do país que você pretende viajar, normalmente aparecem diveros tipos de tarifas, inclusive as mais baratas;
  • Muitas empresas disponibilizam promoções 48h antes do trem sair, para preencher lugares vagos, mas  se não quer correr o risco de pagar a tarifa cheia, é melhor comprar com antecedência.

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s