Viaje na Janela

Versalhes – o Castelo

Anúncios

O castelo de Versalhes era um dos locais que eu precisava-visitar-senão-ia-morrer quando viajei para a Europa. Quem me conhece sabe que eu sempre adorei histórias de reis e rainhas, complôs da aristocriacia, revolução francesa e que Maria Antonieta da Sofia Coppola é um dos meus filmes favoritos. Qual a minha alegria ao passar por aqueles portões… Tem muitas coisas para falar sobre Versalhes, então vou dividir esse assunto em vários posts. Espero ter tempo para escrever sobre eles o mais rápido possível. Antes de mais nada, um pouco de história sobre o Castelo mais visitado da França. 

A pequena vila de Versalhes foi a capital política da França de 1682 a 1789. Era o centro do Antigo Regime francês, até que Louis XVI e Maria Antonieta foram forçados a retornar a Paris, por causa da Revolução. O período mais importante da história do local remonta à 1660, quando Louis XIV (rei sol) e seus conselheiros buscavam uma localização afastada da sujeira e tumulto de Paris. O Palácio, é considerado um dos maiores do mundo, se tornou o símbolo da riqueza e da monarquia absolutista na Europa. Sua construção exigiu mais de 30 mil trabalhadores e teve custos exorbitantes.  Os revolucionários esvaziaram todas as riquezas – obras de arte e artigos de luxo – do castelo. Em 1830, na época da restauração da dinastia Bourbon, Versalhes se transformou em museu, mas sua restauração completa só começou no século XX.

As filas para a entrada são imensas, mesmo durante dia de semana e fora de temporada. A minha dica é comprar o Paris Museum Pass ( como já indiquei aqui) pois assim você só pega uma fila “pequena” para entrar. O ruim do Pass é que ele apenas da acesso a parte interna do castelo:

Para ir aos jardins tem que pagar uma diferença, que o Museum Pass não dá acesso. Gente, não sejam muquiranas, porque vale a pena! Os jardins são magníficos, e parecem verdadeiros labirintos. Dá para passar horas andando por eles. Nao compre isso do lado de fora, senão você pegará a fila imensa. Espere para comprar lá dentro, que é muito mais rápido. Mas em outro post falarei com mais detalhes sobre ele e os Domínios de Maria Antonieta.

A riqueza dos detalhes é muito grande e tem muita coisa para ver.  O terreno é imenso. Eu recomendo deixar 1 dia inteiro para visitar Versalhes e arredores. Não chegou a atrapalhar a viagem, mas como este foi o primeiro castelo francês que visitei, os do Vale do Loire me pareceram pequenos e muito mais simples…rs Se puderem deixá-lo para o fim da viagem, perfeito.

Outra coisa que achei muito legal e que me fez ficar menos perdida na imensidão do castelo foi pegar os Audioguides. São alguns euros a mais, mas vale a pena muiiiito pela experiência. Porque sem eles, você vaga pelo castelo e não tem ideia do que era essa ou aquela sala, essa ou aquela pintura, essa ou aquela cama…rs
A melhor maneira de chegar a Versalhes, é pegando o RER C com destino a Versailles Rive Gauche. Preste atenção à este nome, pois o RER C tem vários destinos finais, e a Estação Rive Gauche te deixa há 5 minutos a pé do castelo. Não há como ficar perdido, mas se isso acontecer, siga a multidão…rs Eu mesmo encontrei uns 10 brasileiros apenas no meu vagão do RER indo para Versalhes.

Fila para comprar a entrada
Início dos jardins
Vista externa do Castelo
Galeria dos Espelhos
Capela real
Anúncios

Anúncios